Blog

Um blog sobre banco de dados

Distributed Availability Groups – SQL Server

Tempo de Leitura: 13 minutos Fala, Pessoal! Após um tempo sem fazer post, venho trazer um assunto muito bacana sobre uma feature do SQL Server que não é tão comum. Para quem não tem nenhum conhecimento sobre o alta disponibilidade e recuperação de desastres, recomendo que estude os principais conceitos sobre esses assuntos, pois serão os focos desse post. Vou…
Leia mais

Amazon Web Services (AWS) e SQL Server – EC2

Tempo de Leitura: 10 minutos Fala Galera! O post de hoje não é somente sobre banco de dados, mas também sobre uma tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada e, com certeza, os profissionais de dados que querem sair da caixinha e evoluir cada vez mais, devem conhecer. Pretendo demonstrar, de forma direta, como dar os primeiros passos para…
Leia mais

Redefinindo a Senha do Usuário SA – sqlcmd

Tempo de Leitura: 5 minutos Introdução Fala galera. Vamos iniciar 2021 com esse post a respeito de um problema que diversos DBA’s já passaram e, se não passaram ainda, um dia vão passar. Muitas vezes, me deparei com ambientes em que é necessário realizar alguma manutenção e ninguém tem acesso administrativo ao banco de dados ou sequer possui a senha…
Leia mais

Migrando Bancos de Dados com Dbatools

Tempo de Leitura: 6 minutos Introdução Fala galera. Hoje estou escrevendo o primeiro post do blog e resolvi iniciar falando sobre migração de bancos de dados utilizando o Dbatools, um módulo do PowerShell que eu já sabia da existência, mas particularmente comecei a utilizar a pouco tempo. O Dbatools é ideal para realizar manutenções e outras tarefas trabalhosas de forma…
Leia mais